Seja um Voluntário

Valorização e cuidado com a vida.

O voluntariado faz parte da essência do Novo Céu. Em nossa MORADA de AMOR, as portas sempre estarão abertas aos voluntários, que completam e enriquecem o trabalho desenvolvido pela instituição.

Desde a sua fundação, em 1991, nossa missão é cuidar e valorizar a vida de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral. São em torno de 60 acolhidos que recebem diariamente os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, farmacêutica, dentista, assistente social, nutricionista, pediatra, enfermeira e cuidadoras de ala e todo o corpo de profissionais necessários à manutenção de sua infraestrutura, com funcionamento 24h.

O trabalho voluntário nos completa nas necessidades diárias que se iniciam no cuidado com os acolhidos e se estendem à própria gestão e desenvolvimento da organização. As atividades variam entre: eventos de captação de recursos e marketing, atendimento ao público, apoio aos setores da lavanderia, cozinha, limpeza, bazares, recreação, costura, artesanato, além de tarefas administrativas.

Os membros da diretoria do Novo Céu também são voluntários.

PERFIL DO VOLUNTÁRIO 

Os voluntários não são remunerados. É um trabalho de dedicação e amor à nossa causa. Para se tornar voluntário é preciso:

  •     Ter mais de 18 anos ou a autorização dos pais ou responsável;
  •     Ter tempo disponível, dedicando-se no máximo, duas vezes por semana;
  •     Não ter interesse em trabalhar como profissional remunerado na instituição;
  •     Os selecionados assinam um termo de adesão;

O QUE FAZEM OS VOLUNTÁRIOS 

Os voluntários acompanham os acolhidos aos exames, ajudam a dar a alimentação, medem temperatura, preparam festividades, conversam, acolhem, animam, tocam música. E também nos ajudam em atividades de triagem do bazar, organização do almoxarifado, auxiliando na cozinha, dobrando peças na lavanderia, ajudando na costura.

A doação de tempo, trabalho e talento de maneira espontânea e não remunerada para a nossa causa, paralisia cerebral, é um ato de amor, com grande poder transformador.

VOLUNTARIADO ONLINE

O voluntariado online não é exatamente uma novidade no Novo Céu, mas foi intensificado durante a pandemia e se mostrou uma ótima forma de continuarmos recebendo ajuda de pessoas, sem que as mesmas saíssem de suas casas.

Está sendo uma experiência incrível! Juntamos a nossa causa social (que não podia parar,  pois os acolhidos moram aqui), com a capacidade de trabalho, talentos, coisas que muitas pessoas fazem bem, com a tecnologia da informação e da comunicação, o que expandiu a forma de se voluntariar no Novo Céu.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO 

O Novo Céu pode apoiar sua empresa, propondo um programa de voluntariado corporativo para conectar as habilidades, talentos e corações dos colaboradores às oportunidades de voluntariado na Instituição. Acreditamos que este é o início de um despertar para a construção de relações mais humanas e altruístas dentro e fora da sua empresa.

A partir deste primeiro contato vamos compreender como as experiências, conhecimento e potencial da empresa e de seus colaboradores podem contribuir com a nossa causa. Possibilitando que a construção posterior de um programa de voluntariado traga o nível de valor compartilhado que gere transformações significativas na relação da empresa com seus públicos: colaboradores, clientes, parceiros.

Um dos grandes benefícios do trabalho voluntário é colocar pessoas de diferentes esferas econômicas e sociais trabalhando juntas por um propósito, sem um ambiente de competitividade. Uma oportunidade de promover os valores de união, trabalho em equipe, empatia e responsabilidade, extraindo-se o melhor do ser humano.

“O ato de se doar para apoiar programas de voluntariado fortalece o engajamento afetivo dos colaboradores com a sua organização, ao permitir que estes enxerguem a si e a organização por uma ótica mais cuidadosa e pró-social”

(Adam Grant, em seu livro “Give and Take: a Revolutionary Approach to Success”)

PALESTRA E VISITA GUIADA 

Para fazer parte da equipe de voluntários, o candidato precisa preencher o formulário de inscrição. A coordenação do voluntariado entra em contato agendando uma visita guiada, seguida de palestra (grupos de  10 pessoas), na qual compreendem a história, missão, valores, além do funcionamento, regras e formas de atuação voluntária na instituição.

Caso se identifique com determinada área, ele passa um mês no setor, mas sempre acompanhado por um funcionário ou um voluntário mais experiente. Depois desse período, consideramos apto ao serviço voluntário.