Sobre Nós

Valorização e cuidado com a vida

Sobre Nós

Tudo começou em 7 de setembro, de 1991, com a fundação do Projeto Assistencial Novo Céu pelo Sr. Abílio Coelho, homem de inquestionável espírito filantrópico, que tinha o sonho de construir um local, no qual crianças com deficiências, recebessem assistência integral. Após 7 anos de construção e estruturação, a casa foi inaugurada em 12 de dezembro de 1998, recebendo as primeiras crianças. Desde então, há mais de 30 anos, o Novo Céu desenvolve um reconhecido trabalho de acolhimento institucional de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade social, sendo referência neste tipo de atendimento.

Poucos meses após a inauguração da instituição, o Sr. Abílio faleceu, mas o sonho não morreu com ele. Seu propósito de cuidado e valorização da vida foi seguido por seu amigo e companheiro de missão, Sr. Carlos Mirachi, hoje presidente voluntário do Novo Céu.

Nestes anos todos, a casa se mantém com a ajuda de voluntários e doadores que contribuem para que os acolhidos recebam, diariamente, os cuidados de uma equipe interdisciplinar, formada por pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, farmacêutica, dentista, assistente social, nutricionista, técnicas de enfermagem, enfermeira e cuidadores de ala, além de extenso corpo de profissionais necessários à sua manutenção.

Construção do Novo Céu

Diretoria Voluntária

Carlos Roberto Mirachi – Diretor Presidente Voluntário

Messias Pacheco Alves

Lauro César de Lima

Henrique Bortoni Mirachi

Ana Luísa Alves

Cleide Consolação da Silva Braga

Conselho Fiscal

Antônio Guilherme Von Sperling

Jorge Papazoglu

Conselho Deliberativo

Ângela Maria França Campelo

José Marcos Mirachi

Magno Ballout de Moura

Felisberto Carvalho de Goes Neto

Luiz Márcio de Rezende Freitas

Orlando Abreu Gomes

Marcelo Eustáquio Gomes

 

A paralisia cerebral – Nossa Causa

Chamada também de encefalopatia crônica não progressiva, a paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada pela falta de oxigenação das células cerebrais. Ocorre durante a gestação, no parto ou após o nascimento – no período de amadurecimento do cérebro -, quando pode ser provocada por traumatismo, envenenamento, crises convulsivas, hipertermia severa ou doenças graves como sarampo ou meningite. A inteligência do indivíduo é preservada, exceto quando a lesão afeta as áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e memória. Em cada caso, a paralisia possui características específicas, de acordo com a parte do cérebro afetada, podendo ser leve, moderada ou grave. O Novo Céu recebe os casos considerados graves.

Duas a cada mil crianças nascidas no mundo, têm paralisia cerebral.

Devido às sequelas neurológicas e deficiências diversas, ocasionadas pela paralisia, e sobretudo às dificuldades financeiras e sociais, muitas dessas crianças não conseguem ficar em suas famílias para receber assistência adequada.

Aqui no Novo Céu, quase 60 acolhidos recebem, gratuitamente, cuidados em tempo integral, de uma grande equipe terapêutica.

Nós somos uma instituição referência em acolher pessoas com paralisia cerebral.  E estamos localizados no Jardim Laguna, em Contagem, Minas Gerais.

Esse trabalho só é possível porque somos uma imensa rede de amor e solidariedade.

Se você também quer dar as mãos à nossa causa, entre em contato, ou confira as variadas formas de ajudar!

Novo Céu, desde 1991, cumprindo a missão de valorização e cuidado com a vida!

 

Como ser acolhido no Novo Céu

Para ser acolhido no Novo Céu, é preciso ser menor de 18 anos, ter disfunções neuromotoras graves que configurem a paralisia cerebral, e estar em situação de vulnerabilidade social.

As vagas são solicitadas ao Serviço Social do Novo Céu, de qualquer município do Estado, por Conselhos Tutelares, Juizados da Infância e adolescência, Promotorias ou Ministério Público.

Após a avaliação de nossa assistente social, juntamente com a equipe terapêutica, o acolhimento precisa ser aceito e autorizado pelo Juiz da Infância e adolescência da Comarca de Contagem, após a disponibilidade da vaga, e é feito com a ciência da Promotoria da Infância, sendo informado ao juiz em até 24 horas.

Os acolhidos vêm de Contagem ou de diversas cidades do Estado de MG, nas quais não existe esse tipo de acolhimento institucional, sendo que, para regiões que ficam a mais de 200 km de distância da instituição, é preciso ter indicação de destituição de poder familiar ou já estar destituído.

Assim, o Novo Céu assume a tutela provisória e a criança passa a viver aqui.

A instituição continua trabalhando para o retorno familiar ou pela adoção. E, na impossibilidade, a permanência é por tempo indeterminado, recebendo afeto, atenção e todos os cuidados necessários.

Instituição sem fins lucrativos

Doar para o Novo Céu, além de contribuir para que nossos acolhidos tenham qualidade de vida, dentro de suas características físicas, é reconhecer-se como parte responsável de um problema social complexo, ajudando a amenizar os impactos da vulnerabilidade.

Doar agora